O MUNDO

O mundo está passando por muitas mudanças, o que exige do homem uma reflexão sobre o seu modo de agir e pensar. Concomitantemente, o papel da escola diante dessas mudanças também passa por um momento de transição, já que ela deve ser um ambiente propício à aprendizagem, possibilitando ao aluno a construção do conhecimento, tendo o professor como guia ou mediador, ao invés de transmissor do conhecimento ou " dono doaber". Desse modo, é fundamental que o professor, antes de elaborar situações de aprendizagem respeite as diversidades existentes, pois o educando traz consigo uma história de vida, modos de viver e experiências culturais que devem ser valorizados nesse processo de desenvolvimento, já que a sociedade em que vivemos exige cada vez mais capacidade de organizar o pensamento, ler e interpretar todo o conteúdo do nosso aprendizado escolar.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

EXPRESSÕES NUMÉRICAS


Para resolver uma expressão numérica, efetuamos as operações obedecendo à seguinte ordem :



1°) Potenciação e radiciação

2°) Multiplicações e divisões

3°) Adições e Subtrações



EXEMPLOS



1) 5 + 3² x 2 =

= 5 + 9 x 2 =

= 5 + 18 =

= 23



2) 7² - 4 x 2 + 3 =

= 49 – 8 + 3 =

= 41 + 3 =

= 44



Há expressões onde aparecem os sinais de associação e que devem ser eliminados nesta ordem:

1°) parênteses ( )

2°) colchetes [ ]

3°) chaves { }



exemplos



1°) 40 – [5² + ( 2³ - 7 )] =

= 40 – [5² + ( 8 - 7 )]

= 40 – [25 + 1 ]=

= 40 – 26 =

= 14



2°) 50 –{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 ) + 5 x 2 ] } =

= 50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=

= 50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =

= 50 – { 15 +12 } =

= 50 – 27 =

= 23



3°) exemplo

(-3)² - 4 - (-1) + 5²

9 – 4 + 1 + 25

5 + 1 + 25

6 + 25

31





4°) exemplo



15 + (-4) . (+3) -10

15 – 12 – 10

3 – 10

-7



5°) exemplo



5² + √9 – [(+20) : (-4) + 3]

25 + 3 – [ (-5) +3 ]

25 + 3 - [ -2]

25 +3 +2

28 + 2

30



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